CESAR AUGUSTO VENANCIO DA SILVA
MAPEAMENTO CEREBRAL:
Identificação dos distúrbios de Aprendizagem e sua intervenção Psicopedagógica.
FORTALEZA-2010
Para entender o que é Psicopedagogia, acredito ser importante ir além da simples junção dos conhecimentos oriundos da Psicologia e da Pedagogia, que ocorre com bastante freqüência no senso comum, isto porque, em sua própria denominação Psicopedagogia aparece “suas partes constitutivas – psicologia + pedagogia – e que oferece uma definição reducionista a seu respeito”, como nos ensina Julia Eugenia Gonçalves. Na realidade, a Psicopedagogia é um campo do conhecimento que se propõe a integrar, de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com a meta de adquirir uma ampla compreensão sobre os variados processos inerentes ao aprender humano. Enquanto área de conhecimento multidisciplinar interessa a Psicopedagogia compreender como ocorrem os processos de aprendizagem e entender as possíveis dificuldades situadas neste movimento. Para tal, faz uso da integração e síntese de vários campos do conhecimento, tais com a Psicologia, a Psicanálise, a Filosofia, a Psicologia Transpessoal, a Pedagogia, a Neurologia, entre outros.
DO CURSO:
Dedica-se o presente curso a formação continuada dos docentes da ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, coordenados pela Professora Rayalla Venâncio que muito vem fazendo em prol das crianças com necessidades especiais que freqüentam o Instituto de Ensino Pesquisa, Extensão e Cultura, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Bom Jardim, em Fortaleza – Decreto Federal nº 6.571, de 18 de setembro de 2008. Decreto Federal Nº 6.253, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2007. Artigo 14.
EMENTA:
Sumário
Introdução............................................................................................................................
Capítulo I - Neuroanatomia e Fisiologia Cerebral: base da aprendizagem...............................
ASPECTOS DE NEUROIMAGEM E NEUROANATOMIA.............................................
O SISTEMA NERVOSO....................................................................................................
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO...................................................................
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO.....................................................................
CERÉBRO HUMANO.......................................................................................................
O cérebro............................................................................................................................
Hemisfério Cerebral Esquerdo..............................................................................................
Hemisfério Cerebral Direito..................................................................................................
Base Cerebral da Aprendizagem..........................................................................................
Fisiologia Cerebral: memória na aprendizagem......................................................................
Memória de curto prazo.......................................................................................................
Memória de longo prazo......................................................................................................
CÉREBRO E APRENDIZAGEM.......................................................................................
A importância dos primeiros anos........................................................................................
Crescimento do Cérebro.....................................................................................................
Conseqüências práticas.......................................................................................................
Uso integral do cérebro.......................................................................................................
Ondas cerebrais..................................................................................................................
Capítulo II - Mapeamento Cerebral.....................................................................................
Como funciona o mapeamento cerebral...............................................................................
Neurônios...........................................................................................................................
Introdução..........................................................................................................................
Eletroquímica dos neurônios................................................................................................
Estrutura do Neurônio.........................................................................................................
O Comportamento Elétrico do Neurônio.............................................................................
O Neurônio de McCulloch-Pitts..........................................................................................
Inibição Lateral e Processamento Sensorial..........................................................................
Associação Linear...............................................................................................................
Técnica do funcionamento do Mapeamento Cerebral...........................................................
Introdução..........................................................................................................................
Uso da técnica....................................................................................................................
Uso da técnica em Psicopedagógia......................................................................................
Capítulo III - Identificação dos Distúrbios............................................................................
Visão Teórica Ampla...........................................................................................................
Características do problema.................................................................................................
ROMERO, J. F...................................................................................................................
Conceitos ...........................................................................................................................
Reflexão à Abordagem comportamental...............................................................................
Dificuldade ou e Distúrbios de aprendizagem........................................................................
Etimologia….......................................................................................................................
National Joint Comittee for Learning Disabilities……………………………………………
Dificuldade e Distúrbios de aprendizagem e divergências na nomenclatura.............................
Manuais internacionais de diagnóstico..................................................................................
CID 10 – OSM..................................................................................................................
DSM - IV – APM..............................................................................................................
DSM IV - Associação Psiquiátrica Americana....................................................................
TDAH – DSM IV..............................................................................................................
Diagnosticar TDAH............................................................................................................
International Dislexia Association........................................................................................
Intervenção Psicopedagógica….........................................................................................
O que é Psicopedagogia…................................................................................................
Diagnóstico Psicopedagógico............................................................................................
MPC…............................................................................................................................
Diagnósticos.....................................................................................................................
Recursos..........................................................................................................................
Lei Federal nº 4.119.........................................................................................................
Recursos RDIP................................................................................................................
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógico......................................................................
Avaliação Assistida..........................................................................................................
Conclusão.......................................................................................................................
MPC..............................................................................................................................
TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM....................................................................
Modalidades de aprendizagem........................................................................................
Hiperassimilação.............................................................................................................
Hipoacomodação...........................................................................................................
Hiperacomodação..........................................................................................................
Hipoassimilação.............................................................................................................
Categorias.....................................................................................................................
Acalculia.......................................................................................................................
Aglossia........................................................................................................................
Dificuldades de aprendizagem........................................................................................
CID - Dificuldade de aprendizagem...............................................................................
Discalculia.....................................................................................................................
Dislexia.........................................................................................................................
Dislexia: Diseases Database...........................................................................................
Dislexia: Mendelian Inheritance in Man...........................................................................
Disortografia..................................................................................................................
Características das Disortografias...................................................................................
Inibição cognitiva...........................................................................................................
TRANSTORNO DA LEITURA...................................................................................
Características Diagnósticas para o Psicopedagogo........................................................
Características e Transtornos Associados.......................................................................
Características Específicas à Cultura...............................................................................
Prevalência....................................................................................................................
Diagnóstico Diferencial..................................................................................................
TRANSTORNO DA MATEMÁTICA.........................................................................
TRANSTORNO DA EXPRESSÃO ESCRITA............................................................
Transtorno da Aprendizagem Sem Outra Especificação..................................................
TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO...........................................................
TRANSTORNO DO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO.......................................
Clínica Psicopedagogica e Transtorno de Conduta.........................................................
Classificação.................................................................................................................
Sintomas.......................................................................................................................
Diagnóstico...................................................................................................................
Causas..........................................................................................................................
MAPEAMENTO CEREBRAL e transtorno de conduta................................................
Psicopedagogia e Psicologia..........................................................................................
Psicopedagogia e Medicina...........................................................................................
Bibliografia...................................................................................................................
Anexos .......................................................................................................................
PESQUISAS COMPLEMENTARES:
http://sites.google.com/site/eegdralexandrecruzeiro/
http://www.labjor.unicamp.br/midiaciencia/article.php3?id_article=589
RÁDIO WEB INESPEC AMÉRICA LATINA CANAL 1
PROTOCOLO GERAL 83117/112-329/2012
REDE VIRTUAL INESPEC.
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA - ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR – PRESIDÊNCIA - REDE VIRTUAL INESPEC - RUA DR. FERNANDO AUGUSTO, 119 - BAIRRO BOM JARDIM - FORTALEZA-CEARÁ - CEP 60543-375 - TELEFONES: 85. 3245 8822 - 3245 8928 - 88236249 - 86440168 - 3497 0459
SISTEMA REATUALIZAO NESSA DATA - 10/05/12 - 21:06:01
RÁDIO WEB INESPEC - 04 DE ABRIL DE 2010. 2012 - ANO II
HORA DE FORTALEZA-BOM JARDIM-CEARÁ-BRASIL
A RÁDIO WEB INESPEC É PARTE DO PROJETO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL... CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - INSTITUTO INESPEC. A ENTIDADE ATRAVÉS DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTA MINISTRANDO CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Go to entewnet Inespec Radyo sa yo lyen ofisyèl:
Ou tande RWI a:
http://radiowebinespec1.listen2myradio.com
http://radiowebinespec1.listen2mymusic.com/
http://radiowebinespec1.radiostream321.com
http://radiowebinespec1.listen2myshow.com/
http://radiowebinespec1.radio12345.com/
http://radiowebinespec1.radiostream123.com/
Leia mais: http://rviredeceara.webnode.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário